Eu Chef

Petit Gâteau Diet

Posted by euchef em maio 17, 2010

Por Erika Fraga (blogeuchef@gmail.com)

Foto: Erika FragaUm pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Ele é servido quente e acompanhado de sorvete de creme. Uma verdadeira tentação. Tentação essa que, geralmente, é eliminada da mesa de quem faz dieta. Mas, basta fazer uma pequena substituição na receita trocando os produtos “gordurosos” por diet e light, que essa deliciosa sobremesa continuará com as mesmas características, porém com um menor teor de açúcar, ficando “permitido” cair de boca nessa maravilha.

A sua origem é quase uma lenda urbana, pois ninguém sabe ao certo quando e onde o petit gâteau surgiu. Algumas histórias contam que ele apareceu na França, mas há quem diga que ele foi criado nos Estados Unidos. O único consenso é que ele se originou de um erro que deu muito certo. Uns dizem que o erro foi na quantidade de farinha e outros falam que o forno estava muito aquecido e produziu um pequeno bolo, no qual o interior não teria assado completamente.

Assim como o surgimento, o seu nome também é questionado, pois na França petit gâteau significa pequeno bolo e é usado para qualquer bolo de pequeno formato. O que conhecemos por petit gâteau na França é conhecido como Moelleux au Chocolat. Acreditasse também que o nome foi dado e popularizado pelos americanos. Lendas à parte, hoje vamos ver que essa maravilha é bem mais simples e fácil de ser feita do que se imagina e, atualmente, o recheio não se limita apenas ao chocolate, pode possuir variações com goiaba, doce de leite, nozes, queijo, bebidas alcoólicas, ou seja, uma infinidade de experimentos que resulta em sabores surpreendentes.

Ingredientes:

100g de chocolate amargo (picado) diet

40g de margarina light

3 colheres (sopa) de adoçante (tipo granular)

1 ovo

2 gemas

1 colher (café) de essência de baunilha

40g de farinha de trigo

Óleo para untar

Sorvete de creme diet

Prepare assim:

Coloque os ovos e o adoçante no banho-maria batendo a mistura com um batedor de arame, até que atinja cerca de 60 graus. Para verificar esta temperatura, coloque o dedo dentro do creme. O creme deverá estar quente, porém suportável. Este processo é necessário para evitar a salmonela (doença transmitida por ovos crus).

Retire os ovos do banho-maria e coloque numa batedeira. Bata por 10 minutos ou até obter um creme branco e espesso. Enquanto o creme está batendo, comece a derreter o chocolate.

Derreta o chocolate em uma panela em banho-maria ou no microondas por 30 segundos e junte a margarina, mexendo até que fique homogêneo, liso e brilhante. Misture o chocolate derretido no creme branco. Acrescente a essência de baunilha e mexa delicadamente.

Peneire a farinha e acrescente no creme. Misture delicadamente. Unte forminhas individuais com óleo. Acrescente a massa em cada forminha e cubra com filme plástico.

Depois, leve à geladeira por no mínimo 6 horas. Ligue o forno em temperatura média (180ºC). Como este bolinho precisa do tempo exato para ficar na consistência correta, assado por fora e derretido por dentro, aconselhamos a assar, pelo menos os primeiros, individualmente, para verificar o tempo exato de seu forno.

Leve o bolinho ao forno pré-aquecido e deixe assar por cerca de 6 minutos. Retire o bolinho do forno e coloque a forminha num recipiente com água fria. Não deixe que a água caia dentro da forminha.

Passe uma faquinha para que o bolinho se desprenda da borda. Vire sobre um prato e sirva a seguir com uma bola de sorvete.

Receita retirada do site Mais Você Culinária – http://maisvoce.globo.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: